JANEIRO BRANCO - SAÚDE MENTAL
- Adriana Galhardo
- 5 de jan.
- 2 min de leitura

O autocuidado é uma necessidade humana, o mês de janeiro entra com a proposta de buscarmos uma mente saudável. Mas o que seria ter uma mente saudável e como manter uma rotina de autocuidado?
A mente humana é complexa e responde ao que observamos diariamente. Contemplar o belo, observar e apreciar a natureza, refletir sobre os ganhos e buscar os aprendizados que tivemos em cada demanda e desafio do dia a dia nos favorecem a manter qualidade em nossos próprios pensamentos, promovendo sensações boas e emoções de gratidão. É essencial que fiquemos atentos ao que consumimos na mídia, na leitura e no entretenimento.
Quando pensamos em saúde mental, logo devemos verificar a qualidade do nosso sono. Ter um ritual antes de dormir, descansar e diminuir os estímulos ajuda a ter um sono reparador e favorece despertar com mais disposição e bom humor.
O apoio social e escolher as conexões com amigos, familiares e pets ajudam a enfrentar os desafios com mais força, por compartilhar e receber ajuda de outras pessoas. Aceitar ajuda e oferecer auxílio contribui para manter a saúde mental.
Quando nos sentirmos muito ansiosos, com pensamentos involuntários, preocupações exageradas que ficam ruminando na nossa cabeça como se fossem um martelo, devemos respirar e acertar o nosso estado emocional até acalmar. Uma boa alternativa é movimentar o corpo, ajustando a respiração até sentir-se calmo e em um estado de tranquilidade para, assim, tomar decisões e agir com consciência.
O autocuidado para obter saúde mental é necessário: hábitos saudáveis com alimentação, movimentar o corpo, contemplar e manter-se em modo calmo. O estado de calmaria ajuda a manter-se ativo e consciente de suas decisões.
Manter a psicoterapia em dia, ter o hábito de separar um momento semanal com o auxilio de um psicólogo auxilia a manutenção da saúde mental e nos afasta do adoecimento físico e mental.



Comentários